Momentos económicos… e não só

o serviço público da RTP

1 Comentário

Apesar das várias tentativas de definição de serviço público de televisão que vão sendo feitas, há sempre qualquer coisa que está a mais ou qualquer coisa que falta, mas uma definição que se aproxima bastante do que é elemento essencial é dada pela seguinte afirmação: “Se concessionarem a minha Antena 1 terei menos possibilidades de fazer perguntas difíceis e incómodas ao Ministro da Saúde. A este e aos próximos. E provavelmente terei menos hipóteses de contar histórias que aborreçam o meu novo patrão. É isso que o serviço público me oferece: Liberdade total e absoluta e com o escrutínio dos meus concidadãos e dos poderes públicos legitimamente eleitos para produzir notícias de saúde.” [Jorge Correia, via Facebook]

Serviço público é a capacidade de escrutínio dos poderes públicos. É essa a parte que contribui para a qualidade da democracia e da liberdade.

Anúncios

Autor: Pedro Pita Barros

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa

One thought on “o serviço público da RTP

  1. De acordo com a definição. Já a necessidade de ter uma empresa do Estado para garantir essa capacidade de escrutínio é duvidosa. Lembram-se do Independente? Não era do Estado. Lembram-se da Manuela Moura Guedes a incomodar José Sócrates? Não estava na RTP. Sim, foi silenciada pelos patrões, mas fez mais pelo escrutínio do que o silêncio cúmplice da RTP. E Marcelo Rebelo de Sousa também foi retirado do “ar”, tanto na TVI como na RTP.
    Conclusão: capacidade de escrutínio é um Serviço Público “absoluto”, seja em que empresa for. A ERC tem por missão garantir esta liberdade em qualquer órgão de comunicação social. Não vamos ter uma empresa no Estado porque um regulador (do Estado) funciona mal.

    Gostar

Deixe um momento económico para discussão...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s