Momentos económicos… e não só

Guião para a Reforma do Estado – o documento

2 comentários

disponível aqui, a discussão começa amanhã.

Anúncios

Autor: Pedro Pita Barros

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa

2 thoughts on “Guião para a Reforma do Estado – o documento

  1. Caro Prof. Pita Barros,

    Começando por cães e gatos, o que eu acho absolutamente extraordinário é a dimensão de importância que uma (passo a expressão) “leizeca” de segunda categoria, que deveria quase ser de regulamento municipal, gerou. E, obviamente, que os únicos dois motivos de deveriam ter dado origem à sua redacção seriam relacionados com a salubridade, por um lado, e o bem-estar animal, por outro. Quanto às questões de vizinhança, já existem leis de limitação de ruído e os condomínios podem regulamentar (dentro do razoável) os espaços comuns.

    Já na parte de demografia, o problema aparenta-se-me mais grave, não pela quebra em si (que é grave mas não é da responsabilidade do Estado) mas pelos potenciais motivos para a mesma. A verdade é que o nosso ordenamento fiscal (a título de exemplo) é penalizador das famílias, nem que seja por não tomar em linha de conta que o rendimento disponível numa família com 3. 4. 5 ou mais elementos (sendo os elementos menores ou sem rendimentos) será sempre menor, cæteris paribus, que um contribuinte individual ou um casal.

    Gostar

    • 🙂 é de facto uma leizeca que aparentemente foi atirada para outro momento; o que mais espantou não foi o número de cães ou gatos, e sim o sentido de prioridade que estaria implícito. Pelo que percebi de declarações de Assunção Cristas, não é uma coisa prioritária de facto, pelo que de momento não se falará mais disto. Até que a pessoa a quem esta lei daria conforto por qualquer motivo particular volte a insistir… (só para adicionar um pouco de teoria de conspiração)

      Gostar

Deixe um momento económico para discussão...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s