Momentos económicos… e não só

rankings e mais rankings e ainda outro ranking no ensino superior

2 comentários

Hoje em dia as universidades entraram numa “guerra de reputação” através dos rankings, e onde há procura sempre surge oferta. Além dos rankings de escolas de gestão e de programas específicos (MBAs, mestrados, etc) do Financial Times, há rankings de universidades, e de outros programas, feitos por diversas entidades. Há rankings voltados para a investigação e rankings de programas de ensino.

Um desses outros rankings é feito pela Eduniversal que também tem em conta diversas áreas, e entre elas economia, segundo a origem geográfica. Depois de a Faculdade de Economia da Nova, também conhecida como Nova School of Business and Economics, ter conseguido entrar para as cerca de 100 escolas com 5 palmas a nível mundial, saiu agora o ranking dos mestrados em economia, e o mestrado de economia da Nova surge no top ten da Europa Ocidental. Apesar do meu cepticismo em geral sobre os rankings como sinal de qualidade de ensino, não posso deixar de ver nesta subida do lugar 20 para o lugar 7 o reconhecimento do trabalho da directora do mestrado, Susana Peralta, e sobretudo o reconhecimento do trabalho permanente dos excelentes alunos que temos. Se quiserem espreitar o Nova Economics Club é aqui, e o blog dos alunos do mestrado de economia está aqui.

 

 

Anúncios

Autor: Pedro Pita Barros

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa

2 thoughts on “rankings e mais rankings e ainda outro ranking no ensino superior

  1. os sistemas de ranking, especialmente relativos a MBA têm levantado muito celeuma, especialmente nos estados unidos, na relação custo benefício e no entrave surreal à entrada de potenciais candidatos que poderiam ser mais aptos que os escolhidos… outra coisa que me preocupa é se não se estará a criar uma “bolha” na formação pôs graduada, endividando alunos, sem que isso traga retorno para os mesmos ou para a inovação tecnológica dos países de origem.
    de qualquer modo, puxando a brasa à minha sardinha! espero receber a boa nova dia 14 de Janeiro de que entrei no vosso leadership in healthcare. Pode ser que me renga porta do beam ago lingo dos ultimos 4 Anos de internato de MGF e tenha feito por merecer esse presente no sapatinho!

    fora de brincadeiras, um feliz natal para o professor e toda a família!

    Gostar

    • os sistemas de ranking, especialmente relativos a MBA têm levantado muito celeuma, especialmente nos estados unidos, na relação custo benefício e no entrave surreal à entrada de potenciais candidatos que poderiam ser mais aptos que os escolhidos… outra coisa que me preocupa é se não se estará a criar uma “bolha” na formação pôs graduada, endividando alunos, sem que isso traga retorno para os mesmos ou para a inovação tecnológica dos países de origem.
      de qualquer modo, puxando a brasa à minha sardinha! espero receber a boa nova dia 14 de Janeiro de que entrei no vosso leadership in healthcare. Pode ser que me tenha portado bem ao longo dos ultimos 4 Anos de internato de MGF e tenha feito por merecer esse presente no sapatinho!

      fora de brincadeiras, um feliz natal para o professor e toda a família!

      ps: “memo to myself” o IPad ajuda a proliferar os erros de português…

      Gostar

Deixe um momento económico para discussão...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s