Momentos económicos… e não só

fusões nas telecomunicações

Deixe um comentário

As telecomunicações em Portugal registaram especial animação no último ano. Primeiro com a fusão Zon – Optimus, aproveitada pela PT para lançar o seu produto de oferta quádrupla, o M4O.

Coincidência ou não, o momento do anúncio da fusão Zon – Optimus, permitiu um momento de antecipação da PT quando os seus dois concorrentes estavam desfocados do mercado com as exigências internas da fusão.

Mais recentemente, surgiu a fusão PT/Oi, que vem agora a dar espaço a que a nova empresa Zon-Optimus possa recuperar o tempo perdido e aproveitar as convulsões internas da PT que vão estar inevitavelmente associadas com a fusão para se recolocar no mercado. A Zon-Optimus tem agora pelo menos seis meses de “animação” interna da PT para surgir mais agressiva e colocar novos produtos no mercado.

De qualquer destas fusões irá provavelmente resultar uma libertação de profissionais qualificados para o sector – seja por rescisões voluntárias ou despedimentos – e será uma oportunidade para ver se surge um reforço nos recursos humanos na concorrência ou se alguns destes trabalhadores qualificados que venham a ser dispensados criam eles próprios empresas e serviços que façam concorrência às suas antigas empresas.

Anúncios

Autor: Pedro Pita Barros

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa

Deixe um momento económico para discussão...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s