Momentos económicos… e não só

o ambiente na OPA sobre a Espirito Santo Saúde aquece,

9 comentários

depois das várias ofertas registadas, e do que ainda possa acontecer nos próximos dias, há desde já um facto claro: para a Espirito Santo Saúde (ESS) não é indiferente quem compra – a declaração da ESS, aqui, é claramente diferente da que foi feita a propósito da proposta do grupo mexicano Angeles, e levanta de forma clara a questão de como juntar duas culturas diferentes. Este é um problema muito geral, que está presente em todas as operações de concentração em todos os países, e que tem feito fracassar (ou tornar muito diferentes as operações).

Vamos aliás assistir à mesma situação, com elevada probabilidade, no caso da fusão da PT com a Oi, com a diferença de aqui estarem envolvidos dois países.

A seguir com mais atenção nos próximos dias, até ver quem fica no final da corrida.

 

Autor: Pedro Pita Barros

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa

9 thoughts on “o ambiente na OPA sobre a Espirito Santo Saúde aquece,

  1. Finalmente a concorrência a funcionar com todos os pro e contras que na área da saúde se podem identificar.
    É caso para dizer que estamos perante as primeiras sopas do espírito santo pré natalícias.
    Aposto nos Mexicanos por razões simples: Mais uns a trazer dinheiro para que a gestão que evidenciou bons resultados possa continuar o seu trabalho a bem de um Bom SNS (Sistema) Português internacionalizado.
    E até podem trazer turistas para tratamento ambulatório após estados em Cancun.
    Depois da apresentação do trabalho The future for health da FCG, este tema da OPA é a cereja em cima do futuro (muito em aberto na Saude) agridoce.
    Abraço Roxo

    Gostar

  2. No meu comentário anterior levantei este mesmo problema…
    Basta ver as noticias de Hoje, para ver como a JMS está nervosa, até com o pedido de alargamento dos prazos….
    Estanho também a forma de proposta da United/Amil, que pretende comprar diretamente à família Espirito Santo, deixando os pequenos acionistas de fora, levando a uma queda do preço das ações em breve, caso a família venha aceitar…. contudo.. aqui continuam as mesmas reservas que para a JMS…
    Para mim, sem dúvida, a proposta da Angels e da Fidelidade são as mais vantajosas:
    Para Portugal, quer pela entrada de investimento estrangeiro, quer porque mantem a melhor equipe de gestão na saúde privada em funcionamento (P.S.: Eu não sou colaborador do Grupo).
    Mantém o mercado concorrencial, evita despedimentos, incentiva a investigação (P.S. Lembro que do que se sabe em termos público depois da Fundação Champalimaud a Espirito Santo Saúde é o grupo mais inovador na Saúde Privada) e cria valor….
    Valia a pena pensar nisto….

    Gostar

  3. Desconhecendo a realidade do grupo Mexicano e as pretensões do grupo Mello, creio que a UNH tem bastante mais músculo financeiro para subir uma eventual parada de compra diretamente à família Espirito Santo, aguentando facilmente algum eventual premium das empresas Mexicana e Portuguesa. Por outro lado, dada a sua atual estrutura a nível mundial poderá mais facilmente implementar projetos de turismo na área da Saúde em Portugal e trazer utentes Europeus e da costa Este dos Estados Unidos para Portugal aproveitando os custos operacionais mais baixos verificados em Portugal e utilizando Portugal como porta de Entrada para Península Ibérica e posteriormente Palops. Além do mais poderá eventualmente trazer alguma contrapartida na área da I&D como por exemplo um ramo europeu da Optum

    Resta saber o quanto é que a visão estratégica da UNH difere da equipa em gestão liderada pela Eng. Isabel Vaz ao ponto que leve a mudanças profundas na estrutura e estratégia organizacional.

    http://www.unitedhealthgroup.com/businesses/optum.aspx
    http://www.forbes.com/sites/greatspeculations/2014/07/16/unitedhealth-group-earnings-preview-optum-division-to-drive-growth/

    Gostar

  4. Dada a situação da concorrência acho bastante preferível que não seja a Mello Saude a ficar com a ES Saude.

    Acho graça à ES Saude preferir a Angeles, apesar dos argumentos da concorrência serem válidos, mostra que a Isabel Vaz não quer perder o seu lugar de CEO. Será quase certo que mantem no caso da Angeles e o perde com a Mello.

    Achava particularmente interessante de fosse a Fidelidade a comprar e ver o q aconteceria aos prémios dos seguros de saude da multicare. Não havendo assimetrias de informação entre o segurador e o prestador de serviços é algo que pode ser muito interessante. Poderá ser uma oportunidade para a Fidelidade se destacar no mercado dos seguros de saude se isto der para baixar os prémios. Claro que também poderá estar contente com a quota actual e aproveitar melhores margens…

    Gostar

    • No caso da fidelidade pode também dar para tentar aumentar os custos das rivais nos mercados de seguro de saúde.

      Gostar

      • É verdade. Mas a espirito santo saude nao é tão grande assim para poder fazer isso como quiser, o que acha? Parece-me que o ES Saude é pequeno o suficiente para que se tiver uma atitude dessas uma seguradora pode dar-se ao luxo de os retirar da rede de cobertura.

        Gostar

        • a ES Saúde, e sobretudo na área da Lisboa, tem a bandeira do Hospital da Luz. Não vejo que a ameaça seja a de cortar relações comerciais, e sim de ter uma maior capacidade de negociação de preços, pois para uma seguradora anunciar que os seus beneficiários na zona de Lisboa não podem ir ao Hospital da Luz será um elemento negativo. E nesse sentido a importância da “bandeira” poderá ser maior do que apenas a utilização efectiva pelos segurados. Claro que este argumento depende da percepção de que os segurados da zona de Lisboa, pelo menos, consideram relevante a inclusão do Hospital da Luz no leque de opções.

          Gostar

        • a dúvida recai sobre qual o papel bandeira do Hospital da Luz e o sinal que possa transmitir uma seguradora exclui-lo da cobertura.

          Gostar

  5. O que interessa de fato à ESSaude é continuar a ser a melhor naquilo que faz pelo que não poderá ser um qualquer a comprar tão espetacular empresa!

    Gostar

Deixe um momento económico para discussão...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s