Momentos económicos… e não só

Business days

2 comentários

1. United Health tenta compra da Espirito Santo Saúde fora de bolsa – mas porquê? porque não compra em bolsa, de uma forma clara e transparente? comprar em bolsa significa oferecer as mesmas condições a todos os que investiram na ES Saúde, significa também que não haverá “comissões” ou coisas similares, e basta a suspeita para tornar a transacção complicada.

2. Potenciais investidores passam o lamento de que o Governo nunca mais se decide a privatizar a TAP. ok, e também aqui o processo deverá ser transparente e decidir se a venda é ao melhor preço ou se entra em conta um projecto estratégico, e se sim quais os mecanismos de credibilidade do mesmo.

3. Zeinal Bava sai da Oi. O que sucede agora à fusão com a PT, e o que sucede à PT? Exemplo de como transacções “fora do mercado” (problema da relação Rioforte – PT) a prazo diminuem valor, e redistribuem fortemente a favor de uns.

4. Ébola na Europa é ameaça para o turismo português? O que se passa em Madrid e como será afectado o turismo espanhol vão dar o primeiro sinal.

5. Voltar ao 1. e esperar que a venda seja feita em bolsa, para confusão e preocupação chegam os outros pontos.

Autor: Pedro Pita Barros

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa

2 thoughts on “Business days

  1. Bom dia,

    O “1” parece-me óbvio: a United Healthcare consegue “adoçar” a oferta para os actuais detentores da maioria do capital, com condições que não são reflectíveis em bolsa (sejam comissões, oferta de cargos, etc). É uma maneira de fazer negócio e, sinceramente, não me choca. A ideia que o mercados são transparentes é idílica e não corresponde à realidade. Muitos dos negócios são concretizados antes de se o saber.

    Gostar

  2. comunicado da United na CMVM:

    http://www.cmvm.pt/cmvm/comunicados/comunicados/documents/unitedhealth_vs_pt.pdf

    Em termos de condições paralelas favoráveis, creio que existirá algo que obviamente servirá como cereja. Independentemente de existir ou não, a United tenta com este comunicado fazer passar a mensagem que a transação será ainda mais “limpinha” que as jogadas limpas de Jorge Jesus.

    Gostar

Deixe um momento económico para discussão...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s