Momentos económicos… e não só

das noticias do dia, mais uma “maratona governativa”

7 comentários

pois de acordo com o relato saído na imprensa (Jornal Público): “Este sábado, as tensões fizeram-se notar sobretudo no relógio: o Conselho de Ministros reuniu-se às 9 horas da manhã e 13 horas depois, cerca das 22 horas, o Governo fez a segunda pausa do dia para refeições, terminando o encontra já de madrugada (o comunicado sobre a reunião foi divulgado por volta das 04h00).”

Duas dúvidas que me ficam: a) que tipo de decisões se conseguem colectivamente ao fim de tantas horas de reunião? b) que tempo houve para ensaiar alternativas e propostas que tenham surgido? É que se houve discussão é porque havia alternativas, e com muitas alternativas ao mesmo tempo, alterar A e alterar B pode ter efeitos diferentes de alterar A e B ao mesmo tempo. E o tempo até à apresentação do orçamento não é muito para que os técnicos tenham tempo de refazer as contas associadas com propostas e modificações que tenham surgido dentro da discussão do Conselho de Ministros. A ver que o que sai nos próximos dias…

Autor: Pedro Pita Barros

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa

7 thoughts on “das noticias do dia, mais uma “maratona governativa”

  1. Eu não entendo estas maratonas. Têm literalmente o ano todo para discutir o plano a implementar no ano seguinte, mas na boa tradição portuguesa é o deixar para a 25ª hora. E para quê? Para forçar posições … política! Porque de economia isto tem muito pouco. Imaginem que em vez de ser o OE, isto era uma família a decidir colectivamente para onde iam de férias. Não faria mais sentido pleanear com antecedência? É que parece-me (parece-me!) que se esperarem para o dia 30 de Julho para comprarem bilhetes de avião para o dia 1 Agosto vai pagar um pouquinho mais, não?

    Gostar

  2. e com uma enorme sensação de se andar ano após ano a passar pelo mesmo…

    Gostar

  3. Quem navega à vista ou naufraga (se for parar às rochas) ou então tende a andar aos círculos. Começo a concordar com o António Barreto que na rádio ontem dizia que precisamos de uma profunda revisão constitucional que, entre outras coisas, impeça governos minoritários.

    Gostar

  4. Estas maratonas em ano de Orçamento pre Eleitoral são históricas.🙂 Tais como as sonecas do PM Mario Soares para se recompor de temas técnicos chatos🙂

    Gostar

  5. Pedro: não sei se a bússola de navegação é a mais apropriada ?!

    Francisco: podiam ter feito a maratona em Julho, e depois ir afinando, ou isso retirava o frisson ?!

    Gostar

  6. Costuma-se dizer que para quem não sabe para onde quer ir, qualquer destino serve … e ainda, “if you fail to plan, you plan to fail”.

    Gostar

  7. Caro Prof. Pita Barros,

    Estas maratonas são péssimas porque toda a gente que já alguma vez passou por uma negociação dura, com posições afastadas mas com necessidade de chegar a um consenso, sabe que o resultado final é um (e passo a expressão) “f***-se, fica lá como quiseres”. Ou seja, é mais que óbvio que o parceiro mais fraco (o CDS) perdeu em toda a linha para a vontade do mais forte. Veremos em que é que isto se traduz no futuro.

    Gostar

Deixe um momento económico para discussão...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s