Momentos económicos… e não só

Nobel da Economia 2014: Jean Tirole

4 comentários

Pelo contributo para a teoria de regulação económica de monopólios naturais em condições de informação assimétrica entre reguladores e empresas reguladas, utilizando técnicas analíticas do que se chama “teoria dos jogos”. Grande parte da actual regulação económica vai “beber” aos trabalhos de Jean Tirole, muitos deles em conjunto com Jean-Jacques Laffont (falecido há alguns anos, de outro modo provavelmente partilharia este Nobel). As ideias apresentadas são também úteis para as áreas de concursos públicos. E determinaram a evolução da política de concorrência para a necessidade de ter medidas apropriadas a cada circunstância particular de cada mercado. Em vez de regras gerais, passar a ter análises caso a caso. Também teve contribuição para o desenvolvimento de teorias como “two-sided markets”, aplicadas a sectores como cartões de crédito e jornais.

Obra que resume em grande parte a contribuição que deu origem ao Nobel, pois reúne de uma forma sintética e uniforme as várias contribuições científicas publicadas em papers.

9780262121743

Autor: Pedro Pita Barros

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa

4 thoughts on “Nobel da Economia 2014: Jean Tirole

  1. Parabéns.
    Acertoi em cheio.

    Gostar

  2. Pingback: O Nobel da Economia | O Insurgente

  3. Tirolé Tirolé Tirolé é Nobel e … faz-me lembrar música especial dos Alpes com técnica vocal usada numa região que favorece o eco por seu terreno acidentando cheios de vales, lagos e rochedos.E agora também de Nobel 🙂
    Bom Nobel para alimentar França nos seus labirintos da economia.E da produção teórica económica.

    Gostar

  4. Miguel: bom, o ano passado também já achava que seria para o Jean Tirole e falhei😉, é um pouco como aqueles que acertam na próxima crise económica dizendo que todos os anos vai haver crise! Um dia acertam! Fora isso, começava a ser claro que mais tarde ou mais cedo as teorias da moderna regulação e política de concorrência teriam um reconhecimento. E nessa linha o Jean Tirole era o nome mais previsível (com as suas colaborações com Jean-Jacques Laffont, que faleceu em 2007).

    Gostar

Deixe um momento económico para discussão...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s