Momentos económicos… e não só

e depois das revistas académicas, as conferências…

4 comentários

só por graça, e por ter surgido em comentários que recebi, aqui fica a noticia de uma conferência de economia e gestão num cruzeiro nas Caraíbas; também há possibilidades no Hawaii e noutros destinos igualmente “pouco” atractivos. Mas o custo da inscrição nesta conferência (hesitei sobre a utilização de aspas) acaba por ser inferior ao custo de inscrição de outras conferências academicamente com mais reputação (menos de 400 USD nesta conferencia vs cerca de 900 USD noutras), que agora se dedicam também a praticar preços elevados para gerar receita para os organizadores (abuso de posição dominante?).

Screen Shot 2015-01-20 at 16.17.29 Screen Shot 2015-01-20 at 16.17.20 Screen Shot 2015-01-20 at 16.17.11 Screen Shot 2015-01-20 at 16.17.05 Screen Shot 2015-01-20 at 16.16.58

Autor: Pedro Pita Barros

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa

4 thoughts on “e depois das revistas académicas, as conferências…

  1. Caro Prof. Pita Barros,

    Isto já é mais antigo – sempre me lembro de conferências “nulas” (cientificamente) mas excelentes “turisticamente”. Novamente, devia ser uma questão de critérios (i.e. a “organização” teria de pertencer a uma lista de sociedades científicas reconhecidas e os papers/abstracts/proceedings indexados).

    Gostar

  2. sim, nas conferências ligadas à medicina é um problema antigo, curiosamente nas de economia e gestão é um fenómeno mais recente; este post foi motivado por várias menções a que além das mensagens de correio electrónico sobre pretensas revistas cientificas, também surgiram este ano as conferências em cruzeiros. Neste caso é apenas pela graça da “coisa”, enquanto o post de ontem tem um elemento de gravidade de outra ordem.

    Gostar

  3. Sim, mas das médicas punha-se outra questão, até porque muitas eram pagas / subsidiadas por farmacêuticas e acabava de poder ser visto (ou mesmo ser) uma forma encapotada de fornecimento / suborno. Eu como as que fui, durante o meu doutoramento, foram pagas do meu bolso (não era bolseiro de doutoramento, pelo que a FCT não as pagava) e nunca foram em cruseiros, só posso ter inveja😉

    Gostar

  4. *cruzeiros…

    Gostar

Deixe um momento económico para discussão...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s