Momentos económicos… e não só

De BPI/La caixa a BPI/CaixaBank/NovoBanco

2 comentários

Basta sair um dia para trabalho de investigação na Universitat Autónoma de Barcelona, e logo o CaixaBank se lança a comprar o que lhe falta do BPI.

Em termos de funcionamento do BPI esta operação não altera nada de significativo, a menos da intenção de compra do NovoBanco. Se for esta a intenção subjacente, criar uma entidade suficientemente forte para comprar o NovoBanco, a pergunta interessante é porque se torna interessante primeiro consolidar BPI com CaixaBank e depois “engolir” o NovoBanco, em lugar de primeiro o BPI ou a CaixaBank comprarem o NovoBanco e só depois se juntarem. Aguardemos por novidades nos próximos dias pois certamente esta operação irá ser escrutinada pelas autoridades económicas e pelos concorrentes de mercado e em especial os que também se manifestam interessados no NovoBanco.

Screen Shot 2015-02-17 at 17.06.43 Screen Shot 2015-02-17 at 17.07.11

Autor: Pedro Pita Barros

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa

2 thoughts on “De BPI/La caixa a BPI/CaixaBank/NovoBanco

  1. O tema do BFA Angola teve de estar presente nesta decisão desejada de 1+1=3, com a Península primeiro e o Novo depois.Uma espécie de jangada de pedra maior no mercado ibérico porque a solução de Angola será mais demorada e só depois das negociações com o FMI.Que ou já lá está ou vai chegar a Luanda.
    Por cá terá a palavra a “furia dos Dragões do Oriente”. E ao escrutinio complexo por parte das autoridades económicas.
    Verão quente, também neste domínio.

    Gostar

  2. Angola pode ser uma preocupação, ou não. Depois das recentes decisões sobre a exposição à Angola dos bancos europeus, tudo o que acontecer por lá estará à partida provisionado. Só em termos de desenvolvimento a prazo será factor relevante parece-me. E como integrar bancos (ou empresas em geral) nunca é algo que se faça sem alguns soluços, será que a sequência BPI + Caixabank e depois + NovoBanco (se conseguirem) é mais fácil que BPI+NovoBanco e depois + caixabank? Por outro lado, BPI + caixabank poderá ter melhores possibilidades de sucesso na compra do NovoBanco, face a essa fúria dos Dragões do Oriente. Como dizes, será um Verão Quente, a onde teremos de adicionar as convulsões que vão passar pela PT, agora a falar francês (as recentes complicações operacionais com vários clientes importantes poderão ser prenúncio de menor foco tecnológico, azar ou já “distração” com os novos donos ?)

    Gostar

Deixe um momento económico para discussão...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s