Momentos económicos… e não só

Onde está o Wally (o custo do MB Way)?

8 comentários

É voz comum que os portugueses aderem rapidamente a novas tecnologias. E se envolverem telemóveis melhor ainda. E provavelmente por isso a SIBS e os bancos viram uma boa oportunidade quando criaram o MB Way, uma forma de utilizar o telemóvel para pagamentos e transferências. O site é simples, a publicidade está em vários sítios.

Mas, e há sempre um mas nestas coisas, depois de ultrapassados os vários passos de adesão, se o cliente quiser saber o custo de uma operação com esta nova possibilidade tecnológica encontra uma barreira – não se encontra facilmente essa informação.

No site MB Way tem uma frase em “banquês”: “O download e adesão não têm custos. Para saber todas as condições de utilização, consulte o(s) banco(s) emissor(es) do(s) cartão(pões) que vai usar no serviço.” Ok. Cabe aos bancos estabelecerem os preços. Mas podiam ter aqui os links para os sites dos bancos, para o ponto onde informam os clientes dos custos associados, ou não? Bom, correndo pelos sites de vários bancos (os de maior dimensão) não encontrei no preçário ou na informação referente ao MB Way informação sobre quanto custa fazer um pagamento ou uma transferência. Calculo que a resposta seja que existe uma equivalência entre usar o MB Way e uma qualquer transferência ou pagamento definidos no preçário. Uma busca rápida de internet encontrou um útil video do Jornal de Negócios, aqui, que avisa sobre as comissões mais elevadas aplicadas a este serviço face às alternativas, que têm aparentemente grandes diferenças entre bancos e entre fazer a mesma operação via internet ou nas caixas multibanco (o artigo completo em texto está apenas disponível para assinantes do site).

Procurar o custo de utilizar o serviço é como procurar o Wally, e não encontrei (em 15 min, depois desisti). E duvido que quando quiser usar o serviço seja avisado dos custos envolvidos antes de realizar a operação.

Para criar a confiança num novo serviço, a melhor estratégia será “esconder” o respectivo custo para o consumidor?

Screen Shot 2015-11-24 at 08.39.22

Screen Shot 2015-11-24 at 09.00.51

Autor: Pedro Pita Barros

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa

8 thoughts on “Onde está o Wally (o custo do MB Way)?

  1. Although it is no economic matter…I did find Wally.

    Gostar

  2. Técnicas de Marketing da treta🙂

    Gostar

  3. Pedro
    Nada de novo a oeste , norte ou sul. Questões de preços no setor financeiro sao sempre ” chinese wallys”.
    Neste caso bancarizadas em smartphone.Uma boa ideia, um bom conceito, uma boa aplicação como muitas outras coisas que a SIBS tem feito ao longo da sua historia; mas o velho modelo de negocio sempre pouco claro a estragar tudo ou o reverso da medalha do modelo portugues ” cooptição ” a baralhar muita da percepção de compra, consumo e fidelização.
    Eu tambem me ” inscrevi” e fiz o teu percurso Wally. Tambem desisti.E ainda nao utilizei.
    Como sempre a comunicação é forte, os early adpoters avançam mas o resto logo se verá. A marca SIBS aqui peca por exagero. O tema do price peca por falta de rigir e transparencia.Wallisticamente falando.
    Gostei do título e do conteúdo. Veremos como reagem os ” donos da bola”.Regulador incluido.
    Abraço roxo

    Gostar

  4. Desculpe, isto não tem a ver com o seu post mas acabei de ler este artigo e fiquei abismada. Isto é possível???
    http://www.dn.pt/portugal/interior/metade-das-familias-portuguesas-nao-fez-tratamentos-medicos-por-falta-de-dinheiro-4899957.html

    Gostar

    • Só vendo como foi feita a análise e lendo o documento de base. Pode haver extrapolação abusiva, ou pode haver enviezamento na amostra obtida (por exemplo, responderem sobretudo as pessoas que se sentiram limitadas, em particular se o inquérito foi enviado para as pessoas responderem em vez de ser presencial), e também do que é considerado como cuidados de saúde necessários. Se conseguir ver o estudo, depois poderei comentar com mais detalhe.

      Gostar

Deixe um momento económico para discussão...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s