Momentos económicos… e não só

Carros elétricos & Tesla modelo 3

2 comentários

A generalização dos carros elétricos parece estar cada vez mais perto. A Tesla tem estado na linha da frente, sendo uma empresa que não vem da produção de carros com motor de combustão. Essa característica dá-lhe uma vantagem em termos de inovação – não tem que pensar que os seus novos modelos vão canibalizar as vendas dos carros com motores tradicionais. Até agora a Tesla tem-se mantido sobretudo num segmento de consumidores que estão dispostos a pagar um preço elevado.

O novo modelo 3 da Tesla pretende ser o passo decisivo para a massificação  na utilização dos carros elétricos, com um preço de cerca de 31 mil euros (antes de impostos, claro, se e quando vier a ser vendido em Portugal). Além dos aspectos de engenharia e software dos novos carros, há um elemento muito curioso – o carro ainda não está em produção, prevê-se que só para final de 2017 esteja disponível, e a esta distância a Tesla abriu a possibilidade de reserva para compra, pagando um valor de 1000 dólares. Segundo o presidente da empresa no Twitter, conseguiu em dois dias 232 mil reservas de vendas, o que significa 232 milhões de dólares de “empréstimo” a taxa de juro zero!

Screen Shot 2016-04-02 at 10.57.53.png

Mas para o tempo que vai demorar até ao carro estar disponível, este valor não será certamente suficiente, e a empresa terá que obter outros financiamentos. Por outro lado, o anúncio e o sucesso em criar interesse suficiente para fazer reservas por 1000 dólares, ou 1000 euros no caso da zona euro (pelo menos para Portugal). Estas reservas podem ser canceladas a qualquer momento, sendo restituído o valor (ver aqui), factor que terá contribuído para o seu sucesso mas que significa que nem todas as reservas provavelmente significarão vendas.

Será por isso interessante perceber se os produtores tradicionais de automóveis com novos modelos elétricos que possam surgir no mercado antes do modelo 3 do Tesla terão capacidade de aproveitar a notoriedade e ganhar posição de mercado. Em qualquer caso, o mercado dos veículos elétricos poderá estar a entrar numa fase decisiva de crescimento.

(nota mental: o que também os vai tornar um apetecível alvo para tributação em Portugal)

Screen Shot 2016-04-02 at 11.44.02.png

 

 

Autor: Pedro Pita Barros

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa

2 thoughts on “Carros elétricos & Tesla modelo 3

  1. Caro Professor

    Os carros 100% eléctricos como o Tesla, são em Portugal, na minha opinião baseada em conversas de amigos com mais de 45 anos, uma questão de geração e de mentalidade.
    Quem nasceu com o motor de combustão, com o roncar de atmosféricos ou turbos parece entender o silencio do motor como um sinal de fraqueza…

    Até que um dia se senta num Tesla Model S, preto e arrogante no olhar, confundindo-nos se estamos a ver um Maserati, um Jaguar ou mesmo um Aston Martin.
    Quando liga o grande ecrã e carrega no acelerador, o cérebro sofre um grande nó – 3 a 4 segundos para chegar aos 100 Km/h, tudo num grande silêncio; os travões corresponderam e a curva foi feita, rápida e em segurança, saindo em aceleração perfeita. E de repente o som passa a ser secundário. Quando estacionamos, ainda tremer pela experiência, vimos que gastamos metade da bateria a conduzir como se conduz um motor a gasolina, voltamos à realidade – o preço.
    Agora com Model 3 só há que melhorar a autonomia. o resto deve estar lá.

    E com a idade esta geração mais sábia/velha até perde audição…

    Gostar

Deixe um momento económico para discussão...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s