Momentos económicos… e não só

Uber, mytaxi e outras coisas

4 comentários

Hoje é dia de manifestação contra a Uber (mas curiosamente não contra a mytaxi, uma rede concorrente, que envolve os táxis tradicionais). Esta manifestação surge mesmo depois de há uns tempos ter sido anunciado que há 17 milhões de euros para modernizar os táxis (ver aqui). Ou seja, a opção nacional é por pagar a uns para fazer (os táxis, pelo menos alguns) o que outros fazem como modelo de negócio (a Uber).

A pergunta que me fica na mente é se os táxis não melhorariam o seu serviço e atenção ao cliente se a Uber (ou outra rede concorrente) continuar a exercer pressão. Como em todos sectores sobre pressão, alguns operadores não se ajustam e saiem, mas outros conseguem então vingar. O sector do calçado é um exemplo de como essa reconstrução de um sector tradicional é possível. Com apoios, certamente, mas também sem dramas excessivos quanto à renovação natural das empresas em actividade.

Até certo ponto, o que está subjacente a esta “luta” é uma tensão entre duas visões diferentes de funcionamento da economia: a protecção e o subsídio para quem está no mercado versus permitir que quem ofereça o melhor serviço ao cliente possa vingar e mesmo substituir quem não o faz.

Por exemplo, se em vez de regulamentar, regular, e ter que monitorizar, os serviços de táxi nos aeroportos (reconhecidamente com falhas quando o cliente quer ir para perto, ou para mais perto daquilo que o taxista pretende, e com falhas na cobrança de valores abusivos a passageiros que não conheçam a cidade) porque não ter mesmo uma zona destinada a recolher passageiros que marquem taxi por aplicações (Uber, mytaxi, internet, outras possibilidades que existam) em alternativa? a pressão para melhorar seria imediata e com menor necessidade de monitorização e regulação.

Claro que já sei que há quem queira falar de impostos, licenças, etc., mas esses problemas, a existirem, são problemas que se resolvem certamente. A tensão de fundo não me parece que seja essa, é mesmo sobre como deve funcionar a economia e como a inovação deve ocorrer.

 

Anúncios

Autor: Pedro Pita Barros

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa

4 thoughts on “Uber, mytaxi e outras coisas

  1. “Até certo ponto, o que está subjacente a esta “luta” é uma tensão entre duas visões diferentes de funcionamento da economia: a protecção e o subsídio para quem está no mercado versus permitir que quem ofereça o melhor serviço ao cliente possa vingar e mesmo substituir quem não o faz.”

    Exacto. E o que está a incomodar muita gente é o elefante na sala que a Uber tem um serviço muito superior para o cliente. Noutras situações, até pode haver argumentos válidos que a liberalização é detrimental, mas, neste caso, penso que o elefante é enorme.

    Liked by 2 people

  2. Recebido via facebook: “É também interessante o facto de os taxistas portugueses não quererem adotar a plataforma Uber, como fazem os seus pares em Washington e outras cidades, onde a Uber oferece a opção Uber Taxi no seu menu. Quem sabe seja porque para trabalhar com a Uber o motorista tem que ter boas avaliações dos clientes (pelo menos de 4, numa escala de 1-5) !”

    Gostar

  3. Interessante experiência: http://observador.pt/2016/04/28/testamos-aplicacao-da-uber-comparamo-la-dois-servicos-taxi/
    e hoje em dia adicionava a mytaxi – mais rápido a chegar o carro, por exemplo, do que a Uber.

    Gostar

  4. O debate sobre UBER no Brasil também é intenso. As questões relevantes: congestionamento da cidade; prejuízo a quem pagou por licença de taxi e queda da renda da turma do taxi. Acredito que a atividade deva ser regulada pelas questões indicadas. Nos EUA me parece que a pouca preocupação na regulação do UBER é que a grande maioria dos taxistas são estrangeiros.

    Gostar

Deixe um momento económico para discussão...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s