Momentos económicos… e não só

Taxis, Uber e os consumidores

Deixe um comentário

Estamos novamente num momento de luta entre taxistas e governo, em que os primeiros procuram defender as suas posições. Os argumentos foram já bastante clarificados, e as associações de taxistas querem defender as posições de mercado que detêm. No meio desta discussão, tem havido pouco lugar para o que ganha, ou não, o consumidor, com a existência destas plataformas. Para os Estados Unidos saiu recentemente um trabalho que procura fazer essa quantificação (ver imagem abaixo para os detalhes) que estima uma ganho de valor de 1,60 dólares para os consumidores por cada dólar de despesa no serviço (ou seja, é valor gerado além da margem que fica com os condutores e com a Uber enquanto operadora). Para as decisões que venham a ser tomadas em Portugal sobre a Uber (e outras plataformas similares), é bom que também o interesse do consumidor seja considerado.

 

Screen Shot 2016-10-07 at 10.17.15.png

Autor: Pedro Pita Barros

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa

Deixe um momento económico para discussão...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s