Momentos económicos… e não só

A economia do Prémio Nobel da Literatura

Deixe um comentário

Não me lembro de um prémio Nobel da literatura ter chamado tanto a atenção como o deste ano atribuído a Bob Dylan  (anúncio aqui). O que está no web site sobre a motivação do prémio é:

“The said interest shall be divided into five equal parts, which shall be apportioned as follows: /- – -/ one part to the person who shall have produced in the field of literature the most outstanding work in an ideal direction …”

(Excerpt from the will of Alfred Nobel)”

Tipicamente, a atribuição do prémio Nobel nos últimos anos dava normalmente a conhecer a uma audiência internacional, e tinha por isso um impacto económico na vida dos laureados mais forte do que apenas o valor monetário do prémio. Para as editoras livreiras é também um impulso de vendas dos trabalhos do autor premiado (às vezes ainda sem distribuidor em Portugal, creio).

Com a atribuição do prémio Nobel a Bob Dylan, este “impulso económico” alarga-se claramente para fora do âmbito das editoras de livros, e passa a incluir toda a componente de música. E enquanto a produção de livros em lingua portuguesa é naturalmente local, a divulgação da música não será local e sim mundial. Não é claro se esta exposição à parte musical irá reforçar as vendas de livros de Bob Dylan, ou se será substituta, ou se até surgirão produtos conjuntos música e livros, mas claramente a “economia” do Nobel da literatura deste ano será substancialmente diferente do que sucedeu nos outros anos.

Autor: Pedro Pita Barros

Professor de Economia da Universidade Nova de Lisboa

Deixe um momento económico para discussão...

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s